Seja bem vindo ao Fome Cultural...

Lembrando a todas as pessoas que se interessarem por algum evento ou atividade postadas aqui, devem encaminhar email ou fazer contato para os endereços indicados na postagem a que se interessaram. Nós do Fome Cultural, apenas repassamos as informações. Boa Sorte!



31 de jul. de 2009

Entrada Franca: Ciclo de Leituras no Teatro Princesa Isabel em Copacaba/RJ...

As leituras serão realizadas no Teatro Princesa Isabel - Av. Princesa Isabel, 186 - Loja C - Leme/Copacabana - Rio de Janeiro - RJ. Informações pelo tel :2275-3346 - Capacidade : 300lugares

O horário será às 20:00 horas, sempre às segundas-feiras e com ENTRADA FRANCA.

CALENDÁRIO:

# 13 de julho - "BONECA CHIQUINHA" (ou "O Sonho de Chiquinha")de LULA BASTO

# 20 de julho - "CONVITE PARA MATAR" de DALTRO RIBEIRO

#27 de julho - "INFERNO NO PARAÍSO" de EWA PROCTER DIREÇÃO:Luiz Osvaldo

Elenco: Gina Teixeira,Lula Medeiros, Marcus Toledo e Antonio Dias

Nesse dia será comemorado a pós a leitura o aniversário de 54 anos da atriz Gina Teixeira ocorrido no dia anterior

# 03 de agosto - "PRÓXIMO ATO, SUSPENSE" de RAIMUNDO ALBERTO

# 10 de agosto - "CONVERSA INCONSEQUENTE NUMA TARDE MORNA DE DOMINGO" de RICARDO MEIRELLES

# 17 de agosto - "BORBOLETAS DE MOLIÈRE" de HERSCH BASBAUM DIREÇÃO : MARIA HELENA KUHNER

ELENCO: Beatriz Penna Vogel,,Gina Teixeira,Ângelo Matos e Samyr Murad

# 24 de agosto - "A REDESCOBERTA DA AMÉRICA"de MARIA HELENA KUHNER

# 31 de agosto - "FLAGRAMENTOS" de SÉRGIO FONTA

Entrada Franca: Show do Ed Mota em Sampa...


Acontece em São paulo no dia 01/08 sábado, as 11h no Parque Ibirapuera, um show beneficiente do cantor Ed Mota e da orquestra Arte Viva, onde o fundo de solidariedade de São paulo vai arrecasar doações no evento. A Entrada é Franca e quem for curtir o show pode doar alimentos não perecíveis e agasalhos. Vale a pena conferir, se divertir e ser solidário!!!

30 de jul. de 2009

Coletivo: Exames Teste de HIV Gratuitos no Brasil...


Onde fazer os testes para detectar o vírus HIV?


Os testes para detectar o vírus HIV são realizados pelo Sistema Único de Saúde (SUS) sigilosa e gratuitamente. Os laboratórios da rede particular também realizam. Nos Centros de Testagem e Aconselhamento (CTA), que são unidades da rede pública, os exames podem ser feitos inclusive de forma anônima.

Ao receberem o resultado, os pacientes passam por um processo de aconselhamento, feito de forma cuidadosa, com o objetivo de facilitar a interpretação do resultado pelo paciente.

Encontre o CTA mais perto de você em

http://www.aids. gov.br/fiquesabe ndo/index. php?q=node/ 14



O FiqueSabendo é uma mobilização de incentivo ao teste de aids e tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância da realização do exame. Artistas e formadores de opinião já estão se envolvendo para incentivar a população a fazer o teste e diminuir cada vez mais o preconceito em relação ao HIV/aids. Fazer o teste de aids é uma atitude que mostra como você se preocupa com a sua saúde

Disque Saúde: 0800 61 1997

Entrada Franca: Cinema e Oficinas em SP e RJ...


O 14º Festival Brasileiro de Cinema Universitário acontecerá entre os dias 29 de julho e 9 de agosto de 2009, no Rio de Janeiro, e entre 11 e 16 de agosto de 2009, em São Paulo. A novidade desse ano será a inserção das comemorações do Ano da França no Brasil.


O festival tem sua origem justificada na necessidade dos universitários de criarem um espaço para exibição de seus filmes e assim propiciar a integração das escolas de cinema, através de encontros e debates de alunos, ex-alunos, professores e profissionais de cinema.Todas as atividades do Festival são gratuitas.


Os destaques são a Mostra Competitiva Nacional e a Mostra Competitiva Internacional, que permitem que universitários brasileiros e estrangeiros exibam seus trabalhos produzidos em 16 e 35 mm e qualquer formato de vídeo. Dentro das comemorações do Ano da França no Brasil, o Festival organizará este ano mostras de filmes universitários franceses e debates com professores franceses e brasileiros, com o intuito de criar um intercâmbio intenso entre os estudantes dos dois países.


O FBCU também apresenta a Mostra Informativa de Curtas, a Mostra Homenagem, Sessões Especiais, Oficina de Roteiros do Projeto Sal Grosso, Oficina Filmes de Bolso, Oficina “Projeto Invíveis”, Oficina de Finalização, Seminário “O Ensino do Audiovisual no Brasil”, Debates, Encontros e o Projeto Sal Grosso.


A Entrada é franca inclusive para as oficinas. Confira a programação:



31 de Julho de 2009 (Sexta-feira)
14:00 - OFICINA DO PROJETO INVISÍVEIS
1 de Agosto de 2009 (Sábado)
13:00 - OFICINA DO PROJETO INVISÍVEIS
2 de Agosto de 2009 (Domingo)
13:00 - OFICINA DO PROJETO INVISÍVEIS
3 de Agosto de 2009 (Segunda-feira)
09:00 - OFICINA DE FINALIZAÇÃO - LINK DIGITAL
13:00 - OFICINA DO PROJETO INVISÍVEIS
4 de Agosto de 2009 (Terça-feira)
09:00 - OFICINA DE FINALIZAÇÃO - LINK DIGITAL
17:30 - OFICINA DO PROJETO INVISÍVEIS
5 de Agosto de 2009 (Quarta-feira)
09:00 - OFICINA DE FINALIZAÇÃO LINK DIGITAL
10:00 - OFICINA DE ROTEIRO DO PROJETO SAL GROSSO
13:00 - WORSHOP CEL.U.CINE
14:00 - EXPOSIÇÃO DO PROJETO INVISÍVEIS
6 de Agosto de 2009 (Quinta-feira)
09:00 - OFICINA DE FINALIZAÇÃO - LINK DIGITAL
10:00 - OFICINA DE ROTEIRO DO PROJETO SAL GROSSO
15:00 - PALESTRA SOBRE PRODUÇÃO DE CINEMA EM FILME E EM DIGITAL DCI UTILIZANDO TECNOLOGIAS DOLBY
7 de Agosto de 2009 (Sexta-feira)
10:00 - OFICINA DE ROTEIRO DO PROJETO SAL GROSSO
14:30 - DEBATE 1º LONGA
8 de Agosto de 2009 (Sábado)
14:00 - MASTERCLASS MOGENS RUKOV


Para saber onde e quando acesse o site do FBCU: http://www.fbcu.com.br/2009/

24 de jul. de 2009

Fome Cultural: Oficina de Teatro grátis...


A ABIA (Associação Brasileira Interdisciplinar de AIDS) está selecionando jovens gays de 18 a 24 anos para formação de um grupo teatral de prevenção e conscientizaçã o para a saúde sexual juvenil. O Projeto consiste em montar esquetes para atuar em locais públicos.

Os interessados devem ser gays, jovens e ter disponibilidade de horário, e entrar em contacto pelo telefone 22231040, falar com Ricardo.

Este projeto é desenvolvido pela ABIA (Associação Brasileira Interdisciplinar de AIDS) com apoio da Fundação Schorer. Para outras informações, acesse o site
www.abiaids. org.br.

22 de jul. de 2009

Entrada Franca: Cinema em BH...


No mês de julho o "Filme no Baile" exibe quatro produções do diretor Tim Burton, na Casa do Baile. Ainda dá tempo de conferir a sessão que acontece no dia 25, às 17h, com "Peixe Grande e Suas Histórias Maravilhosas". O evento tem entrada gratuita e os ingressos serão distribuídos 15 minutos antes da sessão.

A promoção é da Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Fundação Municipal de Cultura e da Casa do Baile, localizada na Avenida Otacílio Negrão de Lima, 751, Pampulha.
Nascido em 25 de agosto de 1958, Timothy William Burton acompanhou a efervescência cultural de sua cidade, Burbank, na Califórnia, que abrigava estúdios de filmes e de televisão. Durante a infância, adorava os filmes de monstro e tinha como ídolo o ator Vicent Price. Mais tarde, descobrindo a pintura e o desenho, ingressou no instituto de Arte da Califórnia, em 1976, e especializou-se em animação. Em 1992, com o insucesso de "Batman, o Retorno", Tim Burton dedicou-se a alguns projetos paralelos. Seu próximo projeto foi "Ed Wood". Dois anos mais tarde, veio "Marte Ataca!". Em 1999 Burton chamou atenção com seu primeiro filme de terror, "A Lenda do Cavaleiro sem Cabeça".
Em 2003 trabalhou no projeto "Peixe Grande". Trata-se da adaptação do livro de Daniel Wallace, que tem como tema a reaproximação e a morte. Em 2005, fez outro filme baseado em livro: "A Fantástica Fábrica de Chocolates", repetindo mais uma vez a já clássica parceria com Johnny Depp, que interpreta Willy Wonka. Dois meses depois lançou a animação "Noiva Cadáver", que concorreu ao Oscar em sua categoria.
Dia 25/07 - Peixe Grande e Suas Histórias (EUA, 2003)Ed Bloom (Albert Finney) é um grande contador de histórias. Quando jovem Ed saiu de sua pequena cidade-natal, no Alabama, para realizar uma volta ao mundo. A diversão predileta de Ed, já velho, é contar sobre as aventuras que viveu neste período, mesclando realidade com fantasia. As histórias fascinam todos que as ouvem, com exceção de Will (Billy Crudup), filho de Ed. Até que Sandra (Jessica Lange), mãe de Will, tenta aproximar pai e filho, o que faz com que Ed enfim tenha que separar a ficção da realidade de suas histórias.
Mais informações:Casa do Baile (31)3277-7443

21 de jul. de 2009

Entrada Franca: Curso de Teatro Gratuito no RJ...

O retiro dos Artistas oferece Aulas gratuitas de TEATRO para a melhor idade através da Oficina de CriAção do Retiro dos Artistas. As aulas acontecem às Segundas e Quintas de 9 as 11hs e são ministradas pela Diretora e atriz Najla Raja.
Retiro dos Artistas - Jacarepagua - RJinformações :(21) 2425-2569 ou 9833-8448

Entrada Franca: Curta metragem em Sampa...

Neste sábado (25 de julho), às 18:30, será exibido o curta metragem O SEGREDO, com Murilo Rosa e Bruna di Tullio, no cineclube Lunetim Mágico. O filme do cineasta Luis Antonio Pereira participou de mais de 50 festivais, em 20 paises.
O cineclube fica na rua Augusta, 1239, 1o andar, conjuntos 13 e 14, e a entrada é franca. Após a exibição, haverá um debate com o diretor do filme.
"O Segredo" é um drama psicológico sobre o casal Catarina e Dudu, que vive em uma casa, no Rio de Janeiro. A relação flui muito bem até que Catarina viaja e, sozinho em casa, em um acesso de ciúmes, Dudu abre o e-mail dela e tem uma grande surpresa. É ali que está toda a verdade sobre o motivo da viagem da mulher que ele tanto ama. Um segredo que, depois de revelado, muda por completo a vida desse casal.

Fome cultural: Oficinas gratuitas no RS...


A Oigalê Cooperativa de Artistas Teatrais surgiu em 1999 e, desde então, mantém um trabalho contínuo e de pesquisa. Ao longo destes anos produziuos vários espetáculos teatrais e abre inscrições de oficinas gratuitas dentro das comemorações dos 10 anos do grupo na quinzena Oigalê – Uma Década de Teatro.


Iluminação Teatral, ministrada por Nádia Luciani/PR.De 01 a 08 de agosto, das 9 às 13 horas - 20 vagas.Sala Álvaro Moreira (Érico Verissimo, 307).


Máscara Teatral, ministrada por Roberto Inoccente/Itália.De 03 a 10 de agosto, das 14 às 18 horas - 30 vagas.Sala Álvaro Moreira e Atellier Livre (Érico Verissimo, 307).


Dramaturgia Teatral, ministrada por Mário Bortolotto/PR.De 12 a 16 de agosto, das 13 às 17 horas - 30 vagas.Studio Stravaganza (Rua Olinto de Oliveira).


As inscrições encerram-se no dia 24 de julho. Você também pode fazera inscrição no Centro Municipal de Cultura com a mesma documentação.Todas as oficinas são gratuitas!


Entrada Franca: Espetáculo Teatral no Bexiga em SP...

Espetáculo livremente inspirado em "Ascensão e Queda da Cidade de Mahagonny", de Bertolt Brecht, narra a história de três criminosos, Lucrécia Gavetão e seus dois filhos, Sem Eira e Nem Beira, que, perdidos no meio do nada, fugindo da polícia e sem ter para onde ir, resolvem fundar uma cidade, a cidade dos prazeres: Arapucaia.O grupo Forte Casa Teatro - sediado no Teatro Denoy de Oliveira, desde 2004 - apresenta o seu sexto trabalho, desta vez com uma montagem especialmente preparada para apresentação de rua, que estreiou no dia 10 de maio e reinicia em julho uma nova temporada.

Serviço:
Datas: 19/07, 26/07, 02/08, 09/08. 16/08, 23/08 e 30/08 (domingos)
Horário: 12h . Ingresso: Gratuito (ao ar livre, em caso de chuva, não haverá espetáculo)
Local: Pça. Dom Orione, Escadaria do Bixiga. Classificação: Livre.

Ficha Técnica:
Direção: Magê Blanques . Direção Musical: Luciano Carvalho . Elenco: Erika Coracini, Rebeca Braia, Wilson Mandri, Lu Maia, Gabriel Vilas Boas, Thiago Henrique, Bruna Amado, André Telles e Drica Mioni . Figurinos: Magê Blanques . Criação e Confecção de Máscaras: Ivanildo Piccoli

Forte Casa Teatro
Arapucaia vem pra rua e pede passagem. A praça Dom Orione, no Bixiga, será palco, no dia 10 de maio, às 12:00h, da estréia da peça Arapucaia, concebida a partir da obra de Bertolt Brecht, Ascensão e Queda de Mahagonny. A adaptação, montada pelos integrantes do grupo Forte Casa Teatro, busca trazer para mais perto do espectador brasileiro – pessoas das mais diversas origens que transitam pelas ruas da cidade – a própria peça e as idéias que o dramaturgo alemão expõe através dela. A apresentação da peça – dirigida por Magê Blanques, com elenco de dez integrantes, se dá num momento propício: ela foi escrita durante a chegada do furacão que provocou a Grande Depressão, 1928 a 1929, e está indo para a rua de São Paulo quando as novas turbulências, mais uma vez por estouro de gigantescas bolhas nas bolsas estadunidenses, volta a mergulhar a economia mundial numa crise que questiona os próprios fundamentos a partir da qual essa economia funciona. Assim como na apresentação anterior, Alembrar, a fábula de uma cidade, agora Arapucaia, serve de pano de fundo para colocar diante do espectador a discussão da arte e seus valores reais, no momento em que a sua mercantilização atinge o paroxismo e a reduz a uma mercadoria acrítica que busca garantir a venda através do estímulo apenas sensações às pessoas, as quais ela, paradoxalmente, anestesia. Essa contradição é exposta ao passante na rua, que é atraído até a peça pela música, vestuário, cenário, ousadia gestual, mas em particular pelo uso de elementos do carnaval, a exemplo do estandarte com o nome da cidade onde tudo será permitido na busca do prazer, menos a falta de dinheiro para pagar por ele. Da falta de dinheiro nem mesmo o herói, que salva a cidade da crise – mergulhando-a nela mais fundo ainda – é poupado.

16 de jul. de 2009

Coletivo: Operações gratuitas no RJ...


A ONG Sorriso faz um um trabalho super bonito no mundo todo e eles estão a caminho do Brasil, no inicio de agosto, fazendo uma triagem para cirurgias gratuitas em crianças. Repassem!! De repente a gente consegue ajudar alguém!


Informações: http://www.operacaosorriso.org.br/ ou pelos telefones: (21) 7152-3855 / (11) 3443 - 1710

Entrada Franca: Evento na Floresta da Tijuca no RJ...

AUTO DA BOA VISTA COMEMORA FLORESTA...

O Instituto AUTO SUSTENTÁVEL em parceria com o TEATRO ITINERANTE, comemorando dia 18 de julho, sábado, o DIA DE PROTEÇÃO DA FLORESTA. O Evento será realizado na Estrada do Itapicurú n°16, Alto da Boa Vista. ( Comunidade Maracaí )

PROGRAMAÇÃO:

(14:00) TEATRO . DOIDEIRAS DO CINZA FOGO.

" A Terra passa mal. Não podemos passar por Ela pisando e sim como aquele que cuida da estrada comum a todos. "( M.Cena )

Texto: M. Cena . Ator - Manipulador e Diretor: Marcondes Mesqueu . Bonecos: José Luiz . Cenário: Manchester . Som: Vinícius Mesqueu . Figurino: Lucinha . Trilha Sonora: Pirata Uruguaio . Produção: Vinícius Mesqueu.

A peça, de uma maneira direta, musical, animada e adequada para o público de todas as idades conta a história de um local que, por decisão de um " tal " de Cinza Fogo, homem rico e poderoso, será desmatado para construção de um grande Shopping com grama sintética e flores artificiais. Visite: www.teatroparceria. blogspot. com

(15:30)
Monitores e crianças farão pintura coletiva em muro da comunidade com tema Preservação da Floresta.

(16:00)
Palestra com o educador ambiental Vandré Nicolau.

Organização: Marcela Lemos, Paola Provenzano e Roberta Martins.
Equipe de apoio: Sidney Araújo e Sidney Oliveira.

Produção do evento:
Paola Provenzano – Tel. (21) 7814.8885 paola.provenzano@ serintegral. com

11 de jul. de 2009

Fome Cultural: Curso Gratis de PALHAÇO em SP...


Estão abertas as inscrições para a oficina Técnicas de Palhaço. O Tempo Cômico com o ator e diretor Luiz Carlos Vasconcelos, que acontecerá no Complexo Cultural Funarte -São Paulo (Sala Carlos Miranda), entre os dias 27 e 31 de julho (grátis).

A oficina de Vasconcelos, como o próprio nome sugere, abordará a percepção e utilização do tempo cômico no trabalho do palhaço. Para o artista, os palhaços não se criam, são revelados; já existem no interior. “A construção do palhaço é um ato de coragem e generosidade, significa oferecer ao outro o seu próprio ridículo e, para que essa expressão risível ou terna funcione, ela tem que ser verdadeira”. É sobre essa verdade que trabalha Luiz Carlos Vasconcelos.

Os interessados devem se inscrever, até o dia 3 de julho, pelo e-mail http://us.mc327.mail.yahoo.com/mc/compose?to=otempocomico@gmail.com, informando os dados pessoais (nome completo, idade, telefones e e-mail), carta de interesse com até 1.500 caracteres, currículo resumido em formato de texto com até 900 caracteres e declaração simples autorizando veiculação de imagem. A seleção será feita em uma única etapa, considerando os itens requeridos e a ordem de inscrição.
A oficina Técnicas de Palhaço. O Tempo Cômico integra o intercâmbio cultural que o Piollin Grupo de Teatro (de João Pessoa, PB), do qual Vasconcelos é diretor, apresenta junto à Funarte SP, viabilizado pelo patrocínio da Petrobras. Além da circular o repertório do grupo, o projeto tem como objetivo desenvolver atividades de formação e reflexão sobre artes cênicas estimulando discussões sobre políticas públicas.
O projeto inclui, além da oficina, a seguinte programação: apresentação dos espetáculos de repertório A Gaivota (alguns rascunhos), de 22 a 26 de julho (Teatro de Arena Eugênio Kusnet), e Vau da Sarapalha, de 28 de julho a 2 de agosto (Sala Guiomar Novaes da Funarte); espetáculo infantil circense Silêncio Total com o Palhaço Xuxu, dias 31 de julho e 1º de agosto (pátio do Complexo Cultural Funarte); e Mesa de Debates sobre a situação atual das artes cênicas em todo o território nacional, no dia 3 de agosto (sala Guiomar Novaes), com participação de Francisco Medeiros e Beth Néspoli.
Luiz Carlos Vasconcelos é o criador do Palhaço Xuxu, que existe com este nome, desde 1978. Surgiu e se desenvolveu em experimentações de rua, basicamente por meio de improvisos. Outras fontes de seu material cênico foram: a experiência como aluno da Escola Nacional de Circo do Rio de Janeiro, onde aperfeiçoou as técnicas circenses de equilíbrio e monociclo, dentre outras, e a experiência musical, inicialmente com o violino, depois com o antigo fole alemão de oito baixos. Ator e diretor de teatro, desde sua infância em Umbuzeiro (PB), Luiz Carlos estreou como ator de cinema em 1997, onde também tem atuado desde então com destaque para Eu, Tu, Eles e Carandiru.
Oficina: Técnicas de Palhaço. O Tempo Cômico
Ministrante: Luiz Carlos Vasconcelos – Palhaço Xuxu
Produção: Rafael Schiesari
Data: 27 a 30 de julho (9h às 13h) e 31 de julho (9h às 11h30)
Local: Funarte SP – Sala Carlos Miranda
Al. Nothmann, 1.058, Campos Elíseos/SP – Tel: (11) 3662-5177
Público alvo: estudantes e/ou profissionais de artes cênicas – Nº de vagas: 15
Carga horária: 20h – Inscrições: Grátis (até 03/07) – Pelo e-mail http://us.mc327.mail.yahoo.com/mc/compose?to=otempocomico@gmail.com, contendo dados pessoais (nome, idade, telefones e e-mail), carta de interesse com até 1.500 caracteres, currículo resumido em formato texto até 900 caracteres e declaração simples autorizando veiculação de imagem.
Seleção: será em uma única etapa considerando os itens requeridos e a ordem de inscrição
Ar condicionado e acesso universal – http://www.funarte.gov.br/

Fome Cultural: Workshop gratuito de Teatro em SP...

A Companhia Arte Tangível, com apoio do PROAC (Programa de Ação Cultural da Secretaria do Estado da Cultura) realizará gratuitamente 2 workshops teatrais:

1. "Rituais do Candomblé: uma inspiração para o trabalho criativo do ator". O workshop buscará estimular os participantes a construir uma partitura de ações físicas e vocais, a partir de um uso particular do corpo, inspirado pelas danças, mitos e toques que compõem a energia dos Orixás. A partir daí pretende-se, ainda, orientar os participantes para que eles possam transpor algumas das ações físicas da partitura confeccionada previamente, para um texto teatral, estudando as relações de complementaridade, consonância e contraste nas novas associações e sentidos. As cenas preparadas pelos participantes, serão apresentadas, ao publico, no final da oficina.
Dias 28/07 e 29/07Hora: das 14h às 21hLocal: Oficina Cultural Oswald AndradeEndereço: Rua Três Rios, 363 - Bom Retiro - São Paulo/SPTel: (11) 3221-5558 / 3222-2662e-mail: oswalddeandrade@ assaoc.org. br

2." Ritmo, texto, voz e a transformação da energia cênica do ator"
Este workshop é uma introdução a alguns métodos de trabalho com ritmo e texto visando a explorar como o ator pode melhorar a integração entre a expressão vocal e a expressão corporal, e assim empregar a cadência do texto visceralmente para mudar sua energia cênica. Os participantes trabalharão com exercícios de movimento e percussão para fortalecer os ritmos vocais do texto falado e sentir como estes ritmos podem sugerir o estado emocional e as mudanças de pensamento da personagem.
Serão usadas, no workshop, adaptações de algumas cenas de Shakespeare que foram compostas por versos experimentais inspirados em ritmos do Candomblé, que visam a ligação entre as personagens das peças e a mitologia dos deuses afro-brasileiros.
Dias 18/07 e 19/07Hora: das 10h às 17hLocal: TUSP- Teatro da USPEndereço: Rua Maria Antônia, 294, Consolação- São Paulo/SP Tel:3255-7182 Maiores informações e interessados em participar, enviar currículo resumido e carta de interesse para artetangivel@ artetangivel. com.br com o assunto: Inscrição workshop. VISITE: www.artetangivel. com.br

9 de jul. de 2009

Entrada Franca: Ciclo de leituras no RJ...


Acontece no Rio de Janeiro o Ciclo de Leituras do Instituto Cultural Chiquinha Gonzaga. Vários autores - todos sócios do ICCG - que terão seus textos lidos neste primeiro Ciclo organizado pelo Instituto de 13 de Julho à 31 de agosto. As leituras serão realizadas no Teatro Princesa Izabel - Av. Princesa Izabel, 186 - Loja C - Leme/Copacabana - Rio de Janeiro - RJ.


O horário será às 20:00 horas, sempre às segundas-feiras e com ENTRADA FRANCA.


CALENDÁRIO:

13 de julho - "BONECA CHIQUINHA" (ou "O Sonho de Chiquinha")de LULA BASTO.

20 de julho - "CONVITE PARA MATAR"de DALTRO RIBEIRO.

27 de julho - "INFERNO NO PARAÍSO"de EWA PROCTER.

03 de agosto - "PRÓXIMO ATO, SUSPENSE"de RAIMUNDO ALBERTO.

10 de agosto - "CONVERSA INCONSEQUENTE NUMA TARDE MORNA DE DOMINGO"de RICARDO MEIRELLES.

17 de agosto - "BORBOLETAS DE MOLIÈRE"de HERSCH BASBAUM.

24 de agosto - "A REDESCOBERTA DA AMÉRICA"de MARIA HELENA KUHNER.

31 de agosto - "FLAGRAMENTOS"de SÉRGIO FONTA

Entrada Franca: Espetáculo Teatral em SP...


Aos Malandros é uma adaptação, realizada por Leandro Oliva, do texto “Ópera do Malandro”, de Chico Buarque de Holanda. Uma comemoração aos 30 anos da criação desta peça. Serão duas apresentações gratuitas em 25/07 ás 20:00 e 26/07 às 19:00.


CASA DE CULTURA JABAQUARA
RUA ARSÊNIO TAVOLIERI, 45 METRÔ - JABAQUARA
TELEFONE 5011-2421

Entrada Franca: Cinema no Sesi Itapetininga...


O SESI Santo André abriu a programação do SESI Cinema 2009 em 3 de julho, com exibição dos filmes ABC do Amor, Noivo Neurótico, Noiva Nervosa e Irma La Douce . As exibições, gratuitas, serão realizadas às 15h, 17h e 19h30, respectivamente, no teatro da entidade. A mostra O Amor em Foco reúne 16 filmes do acervo da Fox Filmes inspirados em histórias românticas, amores possíveis e impossíveis, reais ou platônicos que transformam qualquer pessoa, rompem limites e criam forças para a luta contra a própria natureza na esperança de um final feliz. A seleção priorizou títulos de grandes diretores, garantindo a presença de títulos nacionais e estrangeiros, de diversos períodos da produção cinematográfica, diferentes gêneros e faixas etárias.
SESI Cinema 2009 – O Amor em Foco Local: SESI Itapetininga - Av. Padre Antonio Brunetti, 1.360 - Vila Rio Branco. Capacidade: 246 lugares.

2 de jul. de 2009

Entrada Franca: Festival de Teatro em São Paulo...


Cena de Teatro - Festival de Teatro da Fundação das Artes, este ano realizado em parceria com o Programa de Ação Cultural da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo, realizará diversas atividades voltadas para refletir sobre os coletivos teatrais.


As atividades são gratuitas e os ingressos serão distribuídos 1 hora antes do início de cada uma.Realização APAP. Fundação das Artes. Secretaria de Cultura. Prefeitura de São Caetano do SulProAC - Programa de Ação Cultural da Governo do Estado de Sao Paulo. ApoioSESI SP. USCS.


Programação:


***Parlapatões Clássicos do Circo, com os Parlapatões, Patifes & Paspalhões dia 9/06 (quinta), 16h, no Teatro Santos Dumont. Parceria com o SESI-SP.60 minutos. Livre. 370 lugares.


***Homem cavalo & sociedade anônima, com a Cia. Estável de Teatro dia 9/06 (quinta), 20h, na Estação Jovem. 90 minutos. 14 anos. 80 lugares.


***Circo de Bonecos, com Cia. Circo de Bonecos dia 10/06 (sexta), 20h, no Teatro Santos Dumont. Parceria com o SESI-SP.50 minutos. Livre. 370 lugares.


***Lutas recentes dos coletivos teatrais dia 10/06 (sexta), 20h, no saguão da Fundação das Artes. 12 anos. 100 lugares.Curadoria e Mediação: Iná Camargo Costa Convidados: Kelly di Bertolli, Luiz Carlos Moreira (Engenho Teatral) e Pedro Pires (Companhia do Feijão)Recapitulação das lutas por políticas públicas para a área da cultura - mais especificamente para o teatro. Empreendidas por grupos bastante representativos do panorama teatral mais comprometido com o crescimento da arte brasileira, podemos destacar o movimento Arte contra a barbárie, passando pelo Redemoinho - de caráter mais abrangente, pois nacional - até o movimento 27 de março. Debateremos as estratégias e táticas dessas lutas dos coletivos teatrais e suas conseqüências.


***Receitas de comadre, com o Teatro das cinco dia 11/06 (sábado), 17h, na Sala 25 da Fundação das Artes.50 minutos. Livre. 50 lugares.


***Café com queijo, com o LUME Teatro dia 11/06 (sábado) e 12/06 (domingo), 20h, no Teatro Timochenco Wehbi. 60 minutos. Livre. 80 lugares.


***Mímesis corpórea e a poesia do cotidiano dia 12/06 (domingo), 15h, no Teatro Santos Dumont. 90 minutos. Livre. 300 lugares. Após a apresentação é aberto um bate-papo com o público.


***Valsa nº6, com a Trupe Sinhá Zózima dia 11/06 e 18/06 (sábados), 0h, no ônibus em frente à Fundação das Artes. 60 minutos. 14 anos. 30 lugares.


***Fronteiras do Teatro dia 13/06 (segunda), 19h, no Teatro Timochenco Wehbi.12 anos. 140 lugares.Curadoria e mediação: Vera Achatkin (O pessoal do Teatro-Esporte) Convidados: Lucio Agra, Rubens Velloso (Cia.Phila7) e Pedro Paulo Bogossian (O pessoal do Teatro-Esporte)Discutir as fronteiras do teatro (ou o teatro de fronteira), a partir das experiências dos convidados e de sua experiência com a performance, a improvisação, o Teatro-Esporte e as várias formas de presença, abordando, dessa maneira, o tema sob diferentes ângulos, incluindo a própria definição de teatro na contemporaneidade. A Cia. Phila 7 usa a tecnologia, trabalha com personagens e texto, mas não com a presença no sentido convencional (um ator pode estar no Brasil e o outro na China). O Teatro-Esporte tem a presença, mas não o texto nem personagens e, na criação de cenas, com freqüência transita por territórios afins. A performance, por sua vez, não possui território próprio (e também não quer). É, por definição, uma linguagem híbrida e há toda uma linhagem de pesquisa que abrange do universo da tecnologia ao universo ritual, no sentido mais primitivo que a palavra possa ter todavia, com freqüência, faz uso de personas e roteiros.


***Nekropolis, com a Formação 10 da Escola Livre de Teatro dia 14/06 (terça), 20h, no Teatro Santos Dumont80 minutos. 14 anos. 370 lugares.Processos Pedagógicos da ELT:uma reflexão a partir da montagem de Nekropolis. Curadoria e mediação: Gustavo KurlatConvidados: Alexandre Matte, Juliana Monteiro, Rogério Toscano e elenco da Formação 10 da Escola Livre de Teatro Apresentação de Nekropolis, pela Formação 10 da Escola Livre de Teatro de Santo André. A posteriori, debate com convidados, com mediação do diretor do espetáculo, para refletir sobre os processos colaborativos da Escola, à luz da montagem da peça e considerando as características particulares das escolhas desse processo.


***Cachorro Morto, uma trajetória em direção ao "outro"ou o desejo de entender o mundo dia 17/06 (sexta), 19h, no Teatro Santos Dumont. 65 minutos. 12 anos. 370 lugares. Curadoria e mediação: Sônia de AzevedoConvidado: Cia. HiatoApresentação do espetáculo Cachorro Morto, além de diálogo com o público sobre o processo criativo do grupo, seu novo espetáculo em construção (com a possibilidade de serem apresentados fragmentos do processo), as pesquisas de dramaturgia e interpretação do coletivo e sua metodologia de trabalho.


***Em cena: outros criadores dia 18/06 (sábado), 14h, no saguão da Fundação das Artes. 100 lugares. Curadoria e mediação: Guilherme Bonfanti (Teatro da Vertigem)Convidados: Dagoberto Feliz (Folias DArte) e Simone Mina (Cia. Livre)Ir além do ator / diretor / autor e discutir a participação dos "outros criadores", poucas vezes mencionados e tão importantes em alguns conjuntos. Como se articulam os grupos que possuem estes profissionais com uma atuação maior do que simples colaboradores? Como descentralizar as potências expressivas dentro do coletivo? O teatro, de fato, ainda se apóia na relação da tríade ou diretores de arte, músicos e designers de luz tem um papel decisivo na construção da história destes coletivos e seus espetáculos? São estes profissionais técnicos ou estão lado a lado com os reconhecidos artistas?


***Dias Raros, com o Teatro da Travessia dia 18/06 (sábado), 18h e 19h30, na Sala 25 da Fundação das Artes. 50 minutos. 14 anos. 50 lugares.


***A invenção do mar, monólogo com Sônia de Azevedo dia 18/06 (sábado), 21h, no Teatro Timochenco Wehbi. 50 minutos. Livre. 140 lugares.


***Rainha[(s)] - Duas atrizes em busca de um coração dia 19/06 (domingo), 19h, no Teatro Santos Dumont. Parceria com o SESI-SP.100 minutos. 14 anos. 300 lugares.



Julho Cultural Contrapartida sócio-educativa do Cena de Teatro 2009 Coletivos Teatrais São 920 vagas, em 35 atividades de complementação e desenvolvimento sociocultural, oferecidas pelos artistas-orientadores do Programa Viva Arte Viva para todos os interessados.


O Julho Cultural surgiu como um conjunto de atividades programadas para apresentar conteúdos não contemplados nas atividades regulares, integrar alunos com seus familiares, promover atividades em equipamentos municipais (promovendo sua apropriação pelo cidadão), realizar debates e oferecer um grande leque de atividades artístico-culturais.

Entrada Franca: Espetáculo no Sesc Tijuca/RJ...

O Sesc Rio de Janeiro apresenta "Diminuto - Um Micro Musical" em únicas apresentações nos dia 04 e 05 do mês de julho no Sesc, Unidade Tijuca às 19 horas. O Sesc Tijuca fica na Rua Barão de Mesquita, 539 e a Entrada é Franca.Maiores Informações pelo tel.: 3238-2129

1 de jul. de 2009

Dica Boa: Maratona no Teatro Glaucio Gil em Copacabana/RJ...



O Clube de Teatro é o nome da nova ocupação do teatro Glaucio Gill. O ator e palhaço Marcio Libar instala ali o seu Ateliê do Riso, e, em parceria com o jovem dramaturgo Jô Bilac e o DramaDiario.com, ocupa o espaço por seis meses com uma maratona teatral.
O projeto estreou no dia 2 de Abril e teve oito montagens na programação. Em julho, haverá uma reestreia e duas estreias!

Confira a Programação completa de julho:


*** Todas as quartas-feiras de julho***

ESTREIA! A Filha da Chacrete
Local: Teatro . Horários – às 20h
Sinopse: A Filha da Chacrete é um espetáculo criado a partir das histórias reais da atriz Camila Rhodi que é filha de chacrete. Através de uma confissão cênica, convida a platéia a refletir sobre suas próprias vidas. Sempre com muito bom humor, o espetáculo mostra as descobertas de uma criança e seu contato com o mundo. Monólogo. Informações: Roteiro: Fernando Maatz e Camila Rhodi . Direção: Fernando Maatz . Co-Direção: Camila Vidal . Elenco: Camila Rhodi
Classificação: 14 anos . Duração: 55 minutos . Capacidade: 200 lugares . Temporada: 01 a 29 de julho . Entrada: R$10 (inteira) e R$5 (meia)

ESTREIA! Peraí que eu Vou
Local: Teatro . Horários – às 21h30
Sinopse: É uma estória divertida, que brinca com o nosso dia-a-dia e conta a trajetória de um imigrante que em uma determinada época de sua vida resolve largar tudo para trás e ir para uma grande cidade em busca da tão sonhada felicidade. Com uma lente de aumento em cima das coisas que são ditas e vividas por esse personagem é possível enxergar o quanto estamos cegos diante dos absurdos que nos são impostos pela sociedade. Monólogo. Informações: Texto: André Junqueira e Cleiton Rasga . Direção: Cleiton Rasga . Elenco: André Junqueira . Classificação: 14 anos . Duração: 60 minutos . Capacidade: 200 lugares . Temporada: 01 a 29 de julho . Entrada: R$10 (inteira) e R$5 (meia).

***Todas as quintas-feiras de julho***

Acepipes
Local: Teatro . Horários – às 20h.

Sinopse: O ''Acepipes'' é um espetáculo de humor de improvisação onde o público participa diretamente da história, dando idéias, temas e situações. Liderado pelo ator Charles Paraventi, o grupo é formado por atores já experientes no ramo do humor e improviso, tendo no elenco os atuais campeões cariocas de improvisação, Ary Aguiar Jr., Caio Bucker, Rodrigo Amém e Yuri Gofman, além de contar com convidados especiais a cada apresentação. Informações: Direção: Charles Paraventi . Elenco: Charles Paraventi, Ary Aguiar Jr., Caio Bucker, Rodrigo Amém e Yuri GofmanClassificação: 12 anos . Duração: 70 minutos . Capacidade: 200 lugares . Temporada: 04 de junho a 30 de julho
Entrada: R$10 (inteira) e R$5 (meia).


Noites de Humor
Local: Teatro . Horários – às 21h30
Sinopse Um espetáculo formado pelo palhaço Márcio Libar e pela comediante stand-up Larissa Câmara e seus convidados. Um espetáculo criativo, ágil, que une diversas formas de humor (palhaçaria, comédia, stand-up, esquete) com o objetivo de fazer rir. No projeto conjunto dos coletivos dramadiario.com e Ateliê do Riso, a cada noite os apresentadores convidarão uma atração. A noite também contará com o momento “palco aberto” onde artistas selecionados através de uma prévia inscrição poderão testar seus números. Informações: Texto e Direção Geral: Márcio Libar e Larissa Câmara . Realização: Márcio Libar e Larissa Câmara . Elenco: Márcio Libar, Larissa Câmara e convidados . Classificação: 14 anos . Capacidade: 200 lugares . Duração: 60 minutos . Temporada: 04 de junho a 30 de julho . Entrada: R$10 (inteira) e R$5 (meia)


***Todas as sextas-feiras de julho***

Mundo Grampeado
Local: Teatro . Horário: às 21h30
Sinopse: “Mundo Grampeado – Uma ópera tecno-tosca” é uma marcante montagem universitária que ganhou os palcos da cidade. Trata-se de uma sátira política, de verve carioca, com toques de comédia de costumes. A peça tem um ritmo intenso, com canções originais contagiantes e boas doses de escracho. A peça de teatro distribui churros, queijo coalho e xiboquinha ao público. Informações: Texto e Direção: Marcus Galiña . Elenco: Vicente Coelho, Daniel Uryon, Marília Prata, Marcelo Valentim, César Miranda, Chico Sampaio, Lucas Oradovschi, Leonardo Soares, Tassila Valle, Marcus Galiña, Olivia Zisman, Roberta Maia, Helena Castro . Músicos: Surian, Pedrinhu, Antonio Escobar, Pedro Benevides, Julio Diniz, Arthur Ferreira. Classificação: 16 anos . Capacidade: 200 lugares . Duração: 60 minutos . Temporada: 05 de junho a 31 de julho . Entrada: R$10 (inteira) e R$5 (meia).


ESTREIA! Como me tornei estúpido
Local: Teatro . Horário: às 19h
Sinopse: “Como me tornei estúpido” é um romance bestseller de um jovem autor francês. Repleto de humor e ironia, Martin Page faz uma forte crítica à sociedade de consumo, veloz e freemente por feliciade. Informações: Direção e adaptação: Morena Cattoni . Elenco:Fred Araújo, Júlia Deccache, Marcelo Frankel e Vivian Queirós. Classificação: 12 anos . Capacidade: 200 lugares . Duração: 75 minutos . Temporada: de 03 a 31 de junho . Entrada: R$10 (inteira) e R$5 (meia).


***Todas os sábados de julho***


Drama Diário Encena
Local: Teatro . Horário: às 21h
Sinopse: Sete cenas recém-publicadas dos premiados dramaturgos do site dramadiario.com, sendo encenadas pela primeira vez, a cada semana, por 14 atores, um músico e seus convidados. Toda semana sete novos esquetes: um novo espetáculo. Informações: Direção Geral: Cristina Fagundes . Elenco: Renata Tobelem, João Rodrigo Ostrower, Priscila Assum, Ivan Fernandes, Cristina Fagundes, Cacau Berredo, Karem Liberman , Raul Franco, Patrícia Pinho, Zé Guilherme Guimarães, Mariana Consoli, Luis Lobianco, Flávia Espírito Santo, Marcelo Dias e convidados. Músico Convidado: Aldo Medeiros . Realização: Fagundes Produções Artísticas. Classificação: 14 anos. Capacidade: 200 lugares. Temporada: 06 de junho a 25 de julho. Entrada: R$10 (inteira) e R$5 (meia).



***Todas os domingos de julho***

Viúva Porém Honesta
Local: Teatro . Horário: às 21h30
Sinopse: A obra de Nelson Rodrigues vem criticar, com muito bom humor, o papel da mídia na sociedade. Mostra o dia-a-dia de um poderoso dono de jornal (que “nomeia até ministro pelo telefone” e que transforma um fugitivo em crítico de teatro somente pelo prazer de fazer “demagogia sórdida”), em sua saga: a tentativa de curar sua filha do mal que a impede de sentar-se após sua viuvez. “Viúva, porém honesta”, de Nelson Rodrigues, com direção de Dudu Gama, é uma farsa irresponsável em três atos.Informações: Texto: Nelson Rodrigues. Direção: Eduardo Gama . Co- direção: Claudio Sásil . Elenco: Diego de Abreu, Rômulo Rodrigues, Cecilia Terrana, Camila Stefan, Luiza Debritz, Itala Isis, Leticia Bueno Orcy, Flávio Vidaurre, Ton Rodrigues, Laura BeckerRenata Tavares, Cris Martins. Classificação: 14 anos. Capacidade: 200 lugares . Duração: 60 minutos . Temporada: 07 de junho a 26 de julho.
Entrada: R$10 (inteira) e R$5 (meia).


Pasion
Local: Teatro . Horário: às 19h
Sinopse: O espetáculo é baseado em adaptações de alguns contos de “A vida Como Ela É...” de Nelson Rodrigues. Num pequeno teatro de variedades é apresentado um programa semanal chamado “Pasión”. Trata- se de um programa onde são contados casos “reais” enviados por colaboradores que usam pseudônimos para esconderem suas identidades. Os temas giram em torno das paixões desenfreadas e das traições com atores revezando-se em vários personagens.Informações: Texto: Textos do coletivo de dramaturgos Dramadiário.com inspirados no universo de Nelson Rodrigues.Direção: Dudu Gama . Elenco: Aline Franca, Carla Lizaraso, Elis Negrão, Getulio Nascimento e Leonardo Genesis. Classificação: 16 anos . Capacidade: 200 lugares . Duração: 60 minutos. Temporada: 07 de junho a 26 de julho . Entrada: R$10 (inteira) e R$5 (meia)

Serviços:Teatro Gláucio Gill
Praça Cardeal Arcoverde, s/n – Copacabana. Telefone: (21) 2332-7904
Valor do ingresso: R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia).