OFICINA DA PALAVRA - CASA MÁRIO DE ANDRADE
PROGRAMAÇÃO 2º SEMESTRE 2007
todas as atividades são gratuitas.
DESTAQUES DA PROGRAMAÇÃO
*** Saiu a nova programação de oficinas e eventos nas áreas de artes cênicas, cinema, cultura afro-brasileira, gestão cultural e cultura geral, para novembro e dezembro de 2007! Participe!
As inscrições também podem ser feitas pela internet, basta enviar um email para casamariodeandrade@ assaoc.org. br, solicitando a ficha de inscrição.
Veja abaixo a programação na íntegra:
ARTES CÊNICAS - TEATRO
WORKSHOP "REFLEXÕES CORPORAIS, SENSORIAIS, SONORAS E VOCAIS DO EU A PARTIR DA MITOLOGIA UNIVERSAL" - 20 vagas (S)
Coordenação: Mirtes Mesquita
7/11 a 19/12 - quartas-feiras e sextas-feiras - 18h30 às 21h30
Público alvo: interessados em geral, atores, bailarinos, professores, cantores, estudantes, acima de 18 anos.
Seleção: breve currículo e carta de interesse - Inscrições até 1/11
Sinopse: Despertar e/ou aprofundar nos participantes a melhor utilização do seu potencial criativo no exercício de suas habilidades, ou da sua profissão. Utilizar histórias arquetípicas e mitológicas, para conhecer o próprio corpo - o gesto - a respiração - a fala - o movimento. Mergulhar na ancestralidade arquetípica para descobrir a sua história pessoal. Sua memória celular.
PROGRAMAÇÃO 2º SEMESTRE 2007
todas as atividades são gratuitas.
DESTAQUES DA PROGRAMAÇÃO
*** Saiu a nova programação de oficinas e eventos nas áreas de artes cênicas, cinema, cultura afro-brasileira, gestão cultural e cultura geral, para novembro e dezembro de 2007! Participe!
As inscrições também podem ser feitas pela internet, basta enviar um email para casamariodeandrade@ assaoc.org. br, solicitando a ficha de inscrição.
Veja abaixo a programação na íntegra:
ARTES CÊNICAS - TEATRO
WORKSHOP "REFLEXÕES CORPORAIS, SENSORIAIS, SONORAS E VOCAIS DO EU A PARTIR DA MITOLOGIA UNIVERSAL" - 20 vagas (S)
Coordenação: Mirtes Mesquita
7/11 a 19/12 - quartas-feiras e sextas-feiras - 18h30 às 21h30
Público alvo: interessados em geral, atores, bailarinos, professores, cantores, estudantes, acima de 18 anos.
Seleção: breve currículo e carta de interesse - Inscrições até 1/11
Sinopse: Despertar e/ou aprofundar nos participantes a melhor utilização do seu potencial criativo no exercício de suas habilidades, ou da sua profissão. Utilizar histórias arquetípicas e mitológicas, para conhecer o próprio corpo - o gesto - a respiração - a fala - o movimento. Mergulhar na ancestralidade arquetípica para descobrir a sua história pessoal. Sua memória celular.
OFICINA DE ANIMAÇÃO DE CONTOS E OBJETOS - 20 vagas (S)
Coordenação: Regina Arruda e Paulo Miranda
12/11 a 17/12 - segundas-feiras - 18h45 às 21h45
Público alvo: profissionais interessados em contos, professores do Ensino Infantil e Fundamental, diretores, coordenadores, multiplicadores acima de 18 anos
Seleção: breve currículo e carta de interesse
Inscrições até 8/11
Sinospse: Oferecer aos oficinandos a possibilidade de vivenciar o processo pessoal - individual e no grupo - da percepção, do resgate e da elaboração de contos, histórias, lendas e músicas da Cultura Popular, transmitidos oralmente ou por diferentes meios, utilizando recursos como objetos cênicos diversos. Visa estimular o sentido da narração, de modo a alargar a percepção do universo dos contos, a partir das experiências pessoais, possibilitando que a vivência e a elaboração de tais dinâmicas e conteúdos possam ser aplicados em posteriores atividades lúdicas, educacionais ou cênicas.
EVENTOS EM ANDAMENTO (inscrições abertas)
DEZencontros - CAMINHOS E CONTEMPLAÇÃO NA LITERATURA E NAS ARTES A PARTIR DE ENCONTROS COM ARTISTAS CONVIDADOS - 20 vagas por encontro (S)
Coordenação: Cid Pimentel
22/11 - quinta-feira - 19h às 22h - "Poesia em Cena" com Rosely Papadopoulos
29/11 - quinta-feira - 19h às 22h - "Geração e Literatura" com Cláudio Willer
6/12 - quinta-feira - 19h às 22h - "A Palavra e a Criança" com Fanny Abramovich
Público alvo: escritores, leitores e interessados em literatura, poesia e nas artes que possuem a palavra como expressão.
Seleção: primeiros inscritos
Inscrições até 24h antes de cada encontro.
ARTES VISUAIS - AUDIOVISUAL
CICLO DE PALESTRAS - "O OLHAR E O DIÁLOGO: INTRODUÇÃO AO DOCUMENTÁRIO" - 15 vagas (S)
Coordenação: Frank Ferreira
22/11 a 18/12 - terças-feiras e quintas-feiras - 18h45 às 21h45
Público alvo: interessados em cinema de documentário, maiores de 16 anos.
Seleção: carta de interesse
Inscrições até 13/11
Sinopse: Abordagem introdutória ao audiovisual documentário, suas características básicas, sua história e sua realização, com o objetivo de desenvolver visão crítica e respeito desse gênero e de motivar a disseminação de seu uso para fins de conhecimento e participação social.
CULTURA GERAL
Coordenação: Regina Arruda e Paulo Miranda
12/11 a 17/12 - segundas-feiras - 18h45 às 21h45
Público alvo: profissionais interessados em contos, professores do Ensino Infantil e Fundamental, diretores, coordenadores, multiplicadores acima de 18 anos
Seleção: breve currículo e carta de interesse
Inscrições até 8/11
Sinospse: Oferecer aos oficinandos a possibilidade de vivenciar o processo pessoal - individual e no grupo - da percepção, do resgate e da elaboração de contos, histórias, lendas e músicas da Cultura Popular, transmitidos oralmente ou por diferentes meios, utilizando recursos como objetos cênicos diversos. Visa estimular o sentido da narração, de modo a alargar a percepção do universo dos contos, a partir das experiências pessoais, possibilitando que a vivência e a elaboração de tais dinâmicas e conteúdos possam ser aplicados em posteriores atividades lúdicas, educacionais ou cênicas.
EVENTOS EM ANDAMENTO (inscrições abertas)
DEZencontros - CAMINHOS E CONTEMPLAÇÃO NA LITERATURA E NAS ARTES A PARTIR DE ENCONTROS COM ARTISTAS CONVIDADOS - 20 vagas por encontro (S)
Coordenação: Cid Pimentel
22/11 - quinta-feira - 19h às 22h - "Poesia em Cena" com Rosely Papadopoulos
29/11 - quinta-feira - 19h às 22h - "Geração e Literatura" com Cláudio Willer
6/12 - quinta-feira - 19h às 22h - "A Palavra e a Criança" com Fanny Abramovich
Público alvo: escritores, leitores e interessados em literatura, poesia e nas artes que possuem a palavra como expressão.
Seleção: primeiros inscritos
Inscrições até 24h antes de cada encontro.
ARTES VISUAIS - AUDIOVISUAL
CICLO DE PALESTRAS - "O OLHAR E O DIÁLOGO: INTRODUÇÃO AO DOCUMENTÁRIO" - 15 vagas (S)
Coordenação: Frank Ferreira
22/11 a 18/12 - terças-feiras e quintas-feiras - 18h45 às 21h45
Público alvo: interessados em cinema de documentário, maiores de 16 anos.
Seleção: carta de interesse
Inscrições até 13/11
Sinopse: Abordagem introdutória ao audiovisual documentário, suas características básicas, sua história e sua realização, com o objetivo de desenvolver visão crítica e respeito desse gênero e de motivar a disseminação de seu uso para fins de conhecimento e participação social.
CULTURA GERAL
FORMAÇÃO DE PÚBLICO - PALESTRA E POCKET SHOW "ILU OBÁ DE MIN" - 40 vagas (S)
Coordenação: Beth Beli
6/11 - terça-feira - 19h
Público alvo: interessados em geral, maiores de 16 anos
Seleção: primeiros inscritos
Inscrições até 5/11
Sinopse: Mediante a necessidade cada vez maior de conhecimento das contribuições da cultura afro-brasileira, especialmente a partir de referências do candomblé e respectivos orixás, o Ilú Obá De Min, cujo nome significa 'as mãos femininas que tocam os tambores para Xangô', desenvolveu esse projeto com o objetivo de levar a público os processos de formação do grupo, a história dos instrumentos, a transposição dos ritmos do candomblé para os instrumentos utilizados, as pesquisas realizadas para o desenvolvimento dos temas de carnaval, o processo de criação musical, as oficinas de percussão e dança realizadas na rua e, a influência deste movimento cultural nas ruas de São Paulo, mesclando informação e diversão com a realização conjunta de pocket show da Banda. A finalidade é levar, de forma descontraída, o conhecimento de como os projetos do Ilú Obá De Min contribuem nos processos sociais e educacionais do País e com a manutenção deste legado cultural tão importante para a compreensão da Cultura Brasileira.
CICLO DE DEBATES - "QUATRO VEZES FAVELA" - 40 vagas por debate (S)
Coordenação: Anderson Freitas
31/10 - quarta-feira - 19h - "A Favela e a Literatura"
Coordenador da mesa: Luís Marra.
Debatedores: Nelson de Oliveira e Ferréz.
7/11 - quarta-feira - 19h - "A Favela no Cinema"
Coordenador da mesa: Talles Ab Saber.
Debatedores: Paulo Morelli
21/11 - quarta-feira - 19h - Exibição do filme "Cinco Vezes Favela"
28/11 - quarta-feira - 19h - "A Favela e a Música"
Coordenador da mesa: Márcio Sattin
Debatedores: Haroldo Costa e Eduardo Climacahuska.
6/12 - quinta-feira - 19h - "A Favela, a cidade e a arquitetura"
Coordenador da mesa: Rubem Otero
Debatedores: Elisa Bracher e Mariana Fix.
Público alvo: escritores, leitores, roteiristas, historiadores, arquitetos e interessados em geral.
Seleção: primeiros inscritos
Inscrições: até um dia antes de cada encontro
Sinopse: discutir a "favela" como tema da produção artística e cultural: 1)Do ponto de vista da história da cultura, os diferentes olhares sobre o tema, desde a visão da "favela" como espaço da pobreza idealizada, passando pela favela como lugar da denúncia e da luta social, a "favela" criminalizada e finalmente como mundo comunitário que produz cultura própria e marginal aos circuitos da cultura oficial e de massas. 2) O tema (o conteúdo da obra de arte) como determinante da produção cultural. Ou seja, até que ponto a predominância do tema pode garantir sozinha o valor da produção artística.
GESTÃO CULTURAL
PALESTRA E DEBATE "DA RÁDIO QUE TEMOS À RÁDIO QUE QUEREMOS: A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO NAS RÁDIOS COMUNITÁRIAS" - 30 vagas (S)
Coordenação: Ana Luísa Zaniboni Gomes
Palestrantes Convidados: Ausônia Donato e Geronino Barbosa
5/12 - quarta-feira - 19h
Público alvo: comunicadores e estudantes de Comunicação Social, representantes de comunidades, membros de ONG´s dedicadas aos interesses de grupos comunitários e interessados em geral.
Seleção: primeiros inscritos
Inscrições: até 4/12
Sinopse: A intenção desta Mesa de Debates é oferecer elementos que demonstrem a importância do planejamento no cotidiano de uma rádio comunitária, que abrange desde a organização de sua grade de programação (produto cultural), o envolvimento da equipe na busca de seu próprio modo de fazer rádio (método), a atualização e qualificação da equipe nas técnicas de comunicação e nos assuntos de interesse público (formação e conteúdo), até a busca de parcerias que viabilizem a sua sobrevivência (sustentabilidade) .
OFICINA DA PALAVRA - CASA MÁRIO DE ANDRADE
Endereço: Rua Lopes Chaves, 546 - Barra Funda
CEP 01154-010 - São Paulo - SP
Telefone: (11) 3666-5803 / fax (11) 3826-4085
E-mail: casamariodeandrade@ assaoc.org. br
Funcionamento: segunda a sexta, das 13h às 22h
www.assaoc.org. br
www.cultura. sp.gov.br
Coordenação: Beth Beli
6/11 - terça-feira - 19h
Público alvo: interessados em geral, maiores de 16 anos
Seleção: primeiros inscritos
Inscrições até 5/11
Sinopse: Mediante a necessidade cada vez maior de conhecimento das contribuições da cultura afro-brasileira, especialmente a partir de referências do candomblé e respectivos orixás, o Ilú Obá De Min, cujo nome significa 'as mãos femininas que tocam os tambores para Xangô', desenvolveu esse projeto com o objetivo de levar a público os processos de formação do grupo, a história dos instrumentos, a transposição dos ritmos do candomblé para os instrumentos utilizados, as pesquisas realizadas para o desenvolvimento dos temas de carnaval, o processo de criação musical, as oficinas de percussão e dança realizadas na rua e, a influência deste movimento cultural nas ruas de São Paulo, mesclando informação e diversão com a realização conjunta de pocket show da Banda. A finalidade é levar, de forma descontraída, o conhecimento de como os projetos do Ilú Obá De Min contribuem nos processos sociais e educacionais do País e com a manutenção deste legado cultural tão importante para a compreensão da Cultura Brasileira.
CICLO DE DEBATES - "QUATRO VEZES FAVELA" - 40 vagas por debate (S)
Coordenação: Anderson Freitas
31/10 - quarta-feira - 19h - "A Favela e a Literatura"
Coordenador da mesa: Luís Marra.
Debatedores: Nelson de Oliveira e Ferréz.
7/11 - quarta-feira - 19h - "A Favela no Cinema"
Coordenador da mesa: Talles Ab Saber.
Debatedores: Paulo Morelli
21/11 - quarta-feira - 19h - Exibição do filme "Cinco Vezes Favela"
28/11 - quarta-feira - 19h - "A Favela e a Música"
Coordenador da mesa: Márcio Sattin
Debatedores: Haroldo Costa e Eduardo Climacahuska.
6/12 - quinta-feira - 19h - "A Favela, a cidade e a arquitetura"
Coordenador da mesa: Rubem Otero
Debatedores: Elisa Bracher e Mariana Fix.
Público alvo: escritores, leitores, roteiristas, historiadores, arquitetos e interessados em geral.
Seleção: primeiros inscritos
Inscrições: até um dia antes de cada encontro
Sinopse: discutir a "favela" como tema da produção artística e cultural: 1)Do ponto de vista da história da cultura, os diferentes olhares sobre o tema, desde a visão da "favela" como espaço da pobreza idealizada, passando pela favela como lugar da denúncia e da luta social, a "favela" criminalizada e finalmente como mundo comunitário que produz cultura própria e marginal aos circuitos da cultura oficial e de massas. 2) O tema (o conteúdo da obra de arte) como determinante da produção cultural. Ou seja, até que ponto a predominância do tema pode garantir sozinha o valor da produção artística.
GESTÃO CULTURAL
PALESTRA E DEBATE "DA RÁDIO QUE TEMOS À RÁDIO QUE QUEREMOS: A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO NAS RÁDIOS COMUNITÁRIAS" - 30 vagas (S)
Coordenação: Ana Luísa Zaniboni Gomes
Palestrantes Convidados: Ausônia Donato e Geronino Barbosa
5/12 - quarta-feira - 19h
Público alvo: comunicadores e estudantes de Comunicação Social, representantes de comunidades, membros de ONG´s dedicadas aos interesses de grupos comunitários e interessados em geral.
Seleção: primeiros inscritos
Inscrições: até 4/12
Sinopse: A intenção desta Mesa de Debates é oferecer elementos que demonstrem a importância do planejamento no cotidiano de uma rádio comunitária, que abrange desde a organização de sua grade de programação (produto cultural), o envolvimento da equipe na busca de seu próprio modo de fazer rádio (método), a atualização e qualificação da equipe nas técnicas de comunicação e nos assuntos de interesse público (formação e conteúdo), até a busca de parcerias que viabilizem a sua sobrevivência (sustentabilidade) .
OFICINA DA PALAVRA - CASA MÁRIO DE ANDRADE
Endereço: Rua Lopes Chaves, 546 - Barra Funda
CEP 01154-010 - São Paulo - SP
Telefone: (11) 3666-5803 / fax (11) 3826-4085
E-mail: casamariodeandrade@ assaoc.org. br
Funcionamento: segunda a sexta, das 13h às 22h
www.assaoc.org. br
www.cultura. sp.gov.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário