Seja bem vindo ao Fome Cultural...

Lembrando a todas as pessoas que se interessarem por algum evento ou atividade postadas aqui, devem encaminhar email ou fazer contato para os endereços indicados na postagem a que se interessaram. Nós do Fome Cultural, apenas repassamos as informações. Boa Sorte!



25 de mar. de 2009

Caminhada Cultural em Recife em comemoração ao Dia Mundial de Teatro e Circo...

Caminhada Cultural comemora, há 25 anos, dia do Circo e do Teatro.

O mês de março é especial para quem lida com a vida mágica do picadeiro. No dia 27, comemora-se o Dia Nacional do Circo. A data foi escolhida para homenagear uma das figuras mais importantes da história do circo brasileiro: o palhaço Piolim, nascido Abelardo Pinto, em 27 de março de 1897, no estado de São Paulo. O palhaço dedicou sua vida ao circo, e foi dono do seu próprio por mais de trinta anos.

Todo ano, diversos eventos e intervenções em todo o Brasil lembram e comemoram a data, revivendo não só a jornada do franzino palhaço Piolim, mas a vivência dos inúmeros artistas que conseguem manter a tradição das diversas expressões artísticas contidas no espetáculos de circo. Para Gilberto Trindade, gerente de Circo da Prefeitura do Recife, é importante “não deixar o dia passar despercebido”, e chamar atenção das pessoas para a classe circense, seu trabalho e os desafios que enfrenta diariamente para manter viva a arte do circo.

Marcelo Santos, da Associação dos Proprietários e Artistas Circenses de Pernambuco, considera que “é importante para o artista circense ter um dia dele, porque isso o faz ser mais valorizado’. O 27 de março também registra outra comemoração significativa: é o Dia Internacional do Teatro. Para marcar a data, o Movimento de Teatro Popular, a Associação de Teatro de Olinda e a Escola Pernambucana de Circo, além de diversos artistas circenses, realizam uma caminhada pelas ruas do centro do Recife.

A caminhada é realizada há vinte e cinco anos pelo MTP, e vem, nos últimos anos, agregando cada vez mais artistas e entidades de teatro e circo. A própria entidade ampliou as comemorações para além da data e realiza, durante uma semana, espetáculos em diversas cidades da Região Metropolitana, o chamado Um março De Teatro. “A Caminhada é o ponto culminante da série de eventos realizados”, resume Ivo Rodrigues, do MTP.

Durante o trajeto são feitas algumas paradas para apresentações circenses e de teatro de rua, fazendo do evento um verdadeiro acontecimento artístico. Se o 27 de março coincidentemente homenageia essas duas expressões, unindo-as, na história do Brasil as duas sempre caminharam juntas. Era muito comum, ate pouco tempo, os circos dedicarem boa parte de suas apresentações a encenações teatrais. Esse costume vem dos primórdios do circo no Brasil. Há quem até aponte o picadeiro como o pai do teatro no país.

A concentração para a caminhada acontece ás 14h, no Teatro do Parque, localizado na Rua do Hospício, Boa Vista. Dali, segue pela Rua da imperatriz até alcançar o largo da Igreja do Carmo, na Avenida Dantas Barreto, bairro de Santo Antônio. Dia 27 a cidade será alegrada pelos atores, malabaristas, mágicos, e tantos outros artistas que fazem dessas duas expressões artísticas algumas das mais longevas que se tem noticia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário