Seja bem vindo ao Fome Cultural...

Lembrando a todas as pessoas que se interessarem por algum evento ou atividade postadas aqui, devem encaminhar email ou fazer contato para os endereços indicados na postagem a que se interessaram. Nós do Fome Cultural, apenas repassamos as informações. Boa Sorte!



25 de mar. de 2009

Gratuito: IV Semana do Teatro no Maranhão...


A IV edição da Semana do Teatro no Maranhão acontece de 23 de março a 05 de abril (23 a 29/03 em São Luís e Paço do Lumiar e, de 01 a 05/04 em seis municípios do estado- Humberto de Campos, Vargem Grande, Miranda do Norte, Arari, Bacabal e Cururupu), em comemoração aos Dias Internacional do Teatro, Nacional do Circo e do Artista Circense (27 de março).
Realizada pelo Governo do Estado, via Secretaria de Estado da Cultura, numa produção executiva da Associação de Funcionários do Teatro Arthur Azevedo e Amigos, promovida pelo Teatro Arthur Azevedo e organizada por sua Comissão Artística, segmento teatro, traz para São Luís e mais sete municípios maranhenses uma vasta programação com apresentação de grupos de teatro locais e convidados de outros estados, realização de oficinas, performances, intervenções urbanas, exposição e cortejo pelas ruas do centro histórico.
A abertura da IV Semana de Teatro no Maranhão aconteceu na segunda-feira (23) às 20h, no Teatro Arthur Azevedo, com apresentação do espetáculo Joana D’Arpo com a atriz suíça Gardi Hutter, logo após será aberta uma exposição de três maquetes de teatros, do iluminador e cenotécnico LarLow Brito, no projeto teatro-escola que mostra caixa cênica e maquinaria de um teatro.
Com entrada gratuita e retirada de ingressos nas bilheterias dos teatros, a programação da IV Semana de Teatro terá apresentação de espetáculos maranhenses e convidados de outros estados, sempre em horário noturno: nos Teatros Alcione Nazaré às 18h, João do Vale às 19h e no Arthur Azevedo às 20h30. Pela manhã acontecerão as Vivências com os três grupos de teatro que terão apresentado espetáculos na noite anterior, entre às 9h e às 12h, no auditório da Pousada Portas da Amazônia - Praia Grande. No período da tarde serão ministradas as oficinas de teatro.
A programação conta com nove oficinas dirigidas a atores, diretores, artistas, bonequeiros, bailarinos, maquiadores, escritores, diretores teatrais, alunos e professores de teatro. Serão ministradas: O ator dramaturgo; Teatro de Bonecos (grupo teatro Kabana (MG); O teatro de animação e o teatro físico (grupo XPTO (SP); Jogo e Retição (grupo teatro Máquina (CE); Realidade Mímica (grupo Etc&Tal (RJ); Iluminação (Eduardo Salino (RJ); Caracterização teatral com prótese de látex (Marcelo Andreotti (RJ); Dramaturgia (Djalma Thuller (RJ); Direção Teatral (Luis Artur Nunes-RJ).
As oficinas serão ministradas no TAA, Laborarte, Cacem e CCOCf. Já na tarde de segunda-feira (23), serão iniciadas as oficinas de Dramaturgia, no CACEM (R.Santo Antonio, 161-Centro) ministrada por Djalma Thuller (RJ) e Oficina de Caracterização Teatral com Próteses de Látex, no TAA, ministrada por Marcelo Andriotti (RJ), ambas no horário das 14h às 17h.
No Museu Histórico e Artístico do Maranhão acontece o Café Teatro Literário durante toda a semana, das 9h às 20h. Na programação exposição permanente com painéis de Arthur Azevedo e de outros dramaturgos maranhenses. Um café estilo parisiense será montado com tablado e telão, para apresentação de performances, palestras, venda de livros, CDs e DVDs, lançamento de livros, leituras dramáticas e exibição de vídeos.
Ainda no MHAM, quatro terminais de computador da Secma, Sesc e Cacem estarão instalados com acesso livre a internet nos sites de teatro, arquivos teatrais e estudo de teatro. O acesso será mediante doação de mídia de computador, textos teatrais ou livro sobre teatro.
No Sesc Deodoro será apresentado espetáculo infantil para uma platéia de alunos da educação infantil da instituição. A praça Nauro Machado/Praia Grande será palco para apresentação de espetáculo circense com a Cia Tapete Criações Cênicas. Alunos do Núcleo Arte Educação (NAE/TAA) que envolve 17 escolas da rede pública estadual do centro da cidade também terão oportunidade de assistir a dois espetáculos em sessão especial: Folia dos 3 Bois (Grita) e O Conto da Ilha Desconhecida (grupo Kabana-MG).
Teatros fechados no dia 27 - O Dia Internacional do Teatro (27 de março) terá uma programação especial. Nesse dia os teatros da cidade não abrirão as portas. Um cortejo com artistas maranhenses e convidados e grupos de tambor de Mina estarão às 16h pegando água da Fonte do Ribeirão, para em cortejo seguirem num ritual lavar as portas dos teatros. O cortejo terá como destino o circo Cultural da Cidade passando pela praça Pedro II. O espetáculo Parada de Gigantes, com o grupo circense Pés de Fulo, de Sandra Cordeiro, será uma das atrações do Circo. Ainda na programação o espetáculo Lavagem do Picadeiro, com direção cênica de Urias de Oliveira terá a apresentação do cantor maranhense Fernando de Carvalho interpretando pontos de mina com participação de grupo de tambor de mina.
O Baile de Máscaras animado pelo show de Rosa Reis e grupo Carimbó de Caixeiras está confirmado para acontecer no sábado (28), no Laborarte, com entrada franca ao público.
Programação no Interior - A programação no interior do estado acontece no início do mês de abril de 01 a 05, com apresentação de espetáculos adulto e infantil, em espaços fechados, porém com entrada franca e realização de oficinas, nos municípios de Humberto de Campos, Vargem Grande, Miranda do Norte, Arari, Bacabal e Cururupu.
Grupos Participantes
Atrações - Maranhão
Leituras
- Tresloucada Mariposa Ateou Fogo às Vestes – Grupo Ganzola
- Cena Aberta
- Charles Melo
Convidados
- Parada de Gigantes – Pés de Fulo Teatro de Bonecos (cortejo)
- Os te-te-le-lés
- Associação Artística e Cultural Beto Bittencourt
- Laborarte
Infantil
- Contadores de História – Xama Teatro e Convidados
- Circuluz – Tapete Criações Cênicas
- As Aventuras de Lili - Tramando Teatro
Espetáculos
- Os Olhos Verdes – Keyla Santana
- Folia de 3 Bois – Grita
- A Solidão de Dom Quixote – Tapete
- Interstício – José Cláudio Marconcine – Imperatriz
- A Mala do Biruta – HU! Hu! Hu!
- A morte do boi desmiolado – Cia Santa Ignorância
- Palita no Trapézio – Cia Chegança
- Tempo de Espera – Arari
- Uma Consulta - Cacem
Performances / Intervenções
- Uru – Grupo de Teatro Centro de Artes (Açailândia)
- O Medalhão – Ivaldo Jr
- Perdidos em Plínio Marcos – Xibé Cia Cênica
- Mamãe Coragem 8 – Grupo Teatrodança
- Aqua pro Nobis – Cia Tapete Criações Cênicas
- Leite – Elizabeth Dawson-Smith e Fritz Schliebe
- Patativa – Os Bem-Ditos
- O Homem que cultiva flores – Núcleo de Investigações Fósforos
- Maria – Pés de Fulo teatro de Bonecos
Atrações Convidadas
XPTO – Lorca, Aleluia Erótica (São Paulo)
Sátiros - O Monólogo da Velha Apresentadora (São Paulo)
Kabana - O Conto da Ilha Desconhecida (Minas Gerais)
ETC & TAL- Fulano e Sicrano / No Buraco (Rio de Janeiro)
Gardihutter - Joana D’Arpo ( Suíça)
Cibene Forjaz – Rainhas (São Paulo)
Cia do meu tio - O Sapato do meu Tio (Salvador)
Teatro Máquina - O Cantil (Fortaleza)
Magiluth - Ato (Recife)
Eldorado – Eduardo Okamoto (Campinas-SP)

Basta Conferir...

Nenhum comentário:

Postar um comentário