Seja bem vindo ao Fome Cultural...

Lembrando a todas as pessoas que se interessarem por algum evento ou atividade postadas aqui, devem encaminhar email ou fazer contato para os endereços indicados na postagem a que se interessaram. Nós do Fome Cultural, apenas repassamos as informações. Boa Sorte!



26 de mar. de 2009

Oficina de Mangá gratuita em Porto Alegre...


A FNAC LIVRARIA em Porto Alegre em parceria com o professor MARCOS PINTO ( que está ministrando o Curso de Mangá e Cultura Japonesa no ICJ-PUC/RS ) promoverá OFICINAS DE MANGÁ com ENTRADA FRANCA em abril de 2009: - Shonen Mangá 08 de abril de 2009 - Shojo Mangá 15 de abril de 2009 As oficinas ocorrerão às quartas-feiras, das 15 às 17h. Local:
BARRA SHOPPING SUL
Av Diário de Notícias 300, Entrada G, Nível Jockey em PORTO ALEGRE As oficinas têm ENTRADA FRANCA ( 20 vagas, reservadas por senha ) ESTRUTURA: * CHARACTER DESIGN: Criação de personage( ns )/tramas dos mesmos, assim como um perfil das afinidades do aluno ciom determinados Gêneros e estilos de Mangá( "shonen" ou "shôjo" ), visando direcionar os seus projetos. * LAYOUT: Apresentar e demonstrar as técnicas de composição gráfica e narrativa para Desenho de Imprensa. * CENOGRAFIA: A utilização de referencias visuais( tais como fotos, ilustrações e congêneres )existentes no acervo de referência( biblioteca/hemeroteca, arquivo de imagens )para a auxiliar os alunos na criação de seus projetos. * ESTILIZAÇÃO: Aplicar os cânones do desenho de figura humana( proporções, movimento, anatomia e expressividade ), afim de poder aplica-los em caricatura, desenho de imprensa e animação no estilo Mangá. * PERSPECTIVA: Aplicar os cânones de perspectiva afim de situar os personagens dentro de um cenário correlato à idéia desenvolvida pelo aluno, assim como introuzir o aluno às noçoes básicas de proporção entre a figura humana e objetos circumvizinhos; * LUZ E SOMBRA: Aplicar as noções de iluminação de objetos e figuras humanas, otimizando o efeito cenográfico geral do trrabalho do aluno de acordo com a sua idéia proposta; * ARTE-FINAL: Apresentação e uso de diferentes materiais de arte-final e suas viabilidades gráficas( tanto efeitos visuais como a viabilidade de sua reprodução ). PROGRAMA: - Definição dos cânones de desenho para Shonen e Shôjo Mangá; - Concepção de personagem e argumento de história. - Aplicar a Estrutura e Arquitetura do corpo humano para o Estilo Mangá( masculino, feminino, crianças e SDs )*; - Aplicar a Estilização dos elementos mais expressivos na figura humana( olhos, cabelo, mãos, postura )*; - Técnicas de Luz e Sombra aplicadas ao Estilo Mangá; - Técnicas básicas de Arte-final. Notas: Os originais dos trabalhos finalizados ficam/retornam para/com os seus autores. Se, ou( sempre )com a sua permissão ou de seus responsáveis esses trabalhos podem ser promovidos através de exposição, fanzine ou websites, embora isso se deva definir como interessante, ou não, para ambas as partes( professor e alunos )envolvidas. Quando: 08/4/2009 a 15/4/2009, às 15:00h - Contatos: marcosbnpinto@gmail.com

Um comentário:

  1. Oficinas PERMANENTES de Mangá e Cartoon com ENTRADA FRANCA!

    by
    marcosbnpinto
    December 4th, 17:03

    ...


    Eu mantenho essas "oficinas abertas" de Cartum e Mangá desde 1984 - todos os sábados, a partir das 13h, na Casa de Cultura Mário Quintana em Porto Alegre!

    O local é no terceiro andar da CCMQ, na grande mesa redonda, próxima à biblioteca Érico Veríssimo.

    Eu posso disponibilizar tanto o meu acervo de biblioteca( na medida do possível ), assim como a minha experiência profissional( estou trabalhando na área das Artes Gráficas desde 1980 ).

    Essencialmente, é um ponto de encontro que eu criei, onde as pessoas podem trazer os seus trabalhos e ter uma orientação técnica por mim, e é também uma atividade de ENTRADA FRANCA!

    Há um programa de aulas( renovado de três em três meses )a ser seguido para quem quiser acompanhar desde o principio, mas, como podem chegar pessoas a qualquer momento, às quas eu também posso atender, embora de acordo com as suas necessidades específicas!


    Tragam os seus desenhos!


    ^^

    Logo,
    Se estiverem pela cidade de Porto Alegre em um sábado desses, estejam convidados/as!

    São todos bem-vindos!

    Local:

    CASA de CULTURA MÁRIO QUINTANA
    Rua dos Andradas, 736
    Porto Alegre/RS

    No terceiro andar ( ala OESTE )
    Em frente à Biblioteca Érico Veríssimo

    Todos os sábados, das 13 às 15h.

    ENTRADA FRANCA

    Contato: marcosbnpinto@gmail.com
    Celular: ( 51 ) 9736-0781


    Galerias:
    Deviantart
    Artician
    Storm-Artists


    WebBlogs:
    WordPress
    Blogger
    Livejournal
    Universia

    ResponderExcluir